Páginas

quarta-feira, julho 27

Candidíase

Sapinho
A candidíase (conhecida também como monilíase vaginal) é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. Ela assume particular importância clínica em infecções da mucosa vaginal, da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho, e em infecções sistêmicas malignas em doentes com AIDS.

A Candida albicans é o patogênio da espécie mais frequente, causando mais de dois terços das infecções, mas outros como Candida tropicalis, Candida kefyr, Candida glabrata ou Candida parapsilosis também são responsáveis por casos de candidíase.
Candida Albicans

Nem sempre é transmissível pelas relações sexuais e possui período rápido de manifestação, com um ciclo total podendo ocorrer em um ou dois dias após o contágio. Continua sendo uma das causas mais frequentes de consultas da mulher ao ginecologista. Este é um fungo que naturalmente faz parte do organismo, mas se torna um problema quando ele sai de controle e se prolifera em demasia. Sabe-se que o fungo cresce muito bem em meios ácidos, como o vaginal, e pode ser transmitido para o parceiro.

A candidíase pode ser manifestada por imunidade baixa, isto é, baixa defesa do organismo ou da região vaginal; podendo estar relacionada ao estresse, e a doenças como diabetes e Lúpus Eritematoso Sistêmico.

O controle deste crescimento depende da presença de outros microorganismos da flora vaginal normal. A candidíase aparece quando ocorre um desequilíbrio entre os integrantes da flora vaginal normal.

Com certa frequência a doença está associada ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, corticóides e imunossupressores, além de gravidez, depressão, alergias, diabete melito, menopausa ou qualquer outro fator que leve a uma queda da imunidade.

Sintomas

• Ardência ao urinar
• Prurido vaginal e anal
• Dor durante as relações sexuais
• Corrimento branco, em grumos, parecido com leite coalhado
• Pequenas manchas vermelhas no pênis e prepúcio com prurido e edema
• Nos casos mais sérios, podem ocorrer distúrbios gastrointestinais e respiratórios
• Na região oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha

Tratamento

A candidíase pode afetar vários tecidos humanos. Na boca é popularmente chamada no Brasil de "sapinho", acometendo principalmente crianças. Pode ocorrer na pele, mucosas genitais (Candidíase Vulvovaginal), ou mais raramente tecidos internos, particularmente em imunodeprimidos (AIDS, quimioterapia).

A presença de hifas e leveduras observadas ao microscópio é diagnóstica, assim como a cultura com crescimento do fungo embora ambas não tenham sensibilidade muito elevada. A sorologia, com detecção de anticorpo específicos também é disponível, porém pouco útil na prática clínica pela baixa acurácia.

O tratamento das infecções sistêmicas pode ser realizado com medicações endovenosas ou orais com antifúngico como anfotericina B, caspofungina ou com derivados de azol, como fluconazol e itraconazol, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticos tópicos como nistatina, clotrimazol, miconazol entre outros.

O tratamento da candidíase se processa em várias etapas, desde a eliminação das causas que facilitam a proliferação descontrolada dos fungos, passando pelo uso de antimicóticos orais e na forma de pomadas aplicadas diretamente na área afetada ou usadas na vagina. O parceiro deverá ser sempre tratado em conjunto.

Embora esses medicamentos geralmente curem a infecção (em 80-90% dos casos), as infecções que não respondem ao tratamento estão se tornando cada vez mais comuns. Importante ressaltar que o uso freqüente e prolongado do tratamento pode diminuir sua eficiência.

Recomendações e Cuidados Extras

Evite o consumo de açúcar
• Evite ingestão de álcool e fumo
• Evite o uso de absorventes internos
• Mantenha sempre uma boa higiene pessoal
• A higiene pessoal deve ser feita da vulva para o orifício retal, nunca ao contrário
• Evite o uso de roupas muito apertadas
• Evite o uso de roupas íntimas sintéticas. Prefira Calcinhas de algodão
• Mantenha sempre as partes íntimas bem secas
• Use sempre camisinha nas relações sexuais
• Prefira sabonete, absorvente e papel higiênicos neutros
• Evite banho em banheiras
• Não use toalhas e roupas de outras pessoas
• Seque bem todo o corpo
• Lave as roupas íntimas com água fervente e sabão

4 comentários:

  1. Hoje em dia a candidíase não é mais considerada uma DST, pois se sabe que tem muito mais relação com hábitos de vida como uso de roupas apertadas, calcinhas de lycra e com a imunidade. Alguns fatores podem diminuir a imunidade como uso de anticoncepcionais, uso prolongado de antibióticos, gravidez. As crianças também não tem o sistema imune muito desenvolvido, por isso tem sapinho com facilidade. A vagina da mulher é naturalmente quente e úmida e issi já favorece o desenvolvimento da candidíase. No homem é mais difícil, e ele sim pega geralmente pela relação sexual com uma mulher acometida

    ResponderExcluir
  2. Meu marido é diabético e tem tido crises reincidentes de candidíase, quando ele está nesta crises eu evito ter relações. Outro dia ele me pegou na marra, mas mesmo assim eu não peguei candidíase. Será que a minha imunidade também influi para me proteger.

    ResponderExcluir
  3. Já tive o contágio de candidíase 3 anos seguidos.Eu e meu parceiro fazemos o tratamento completo.Pq o contágio ocorre anualmente?

    ResponderExcluir
  4. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir